Soul Geek

6 de mai. de 2012

Estaria a Vivo boicotando o WhatsApp?


Pois é meus amigos… aparentemente a Vivo está dando um jeitinho do WhatsApp não funcionar corretamente em sua rede.

Isso não seria nenhuma surpresa dado o histórico de administração praticado pela operadora, marcado por restringir que os seus clientes tenham acesso aos mais diversos recursos.

Talvez muitos não se recordem, mas quando a Vivo começou a lançar aparelhos com a tecnologia GSM, a funcionalidade Bluetooth vinha desabilitado no firmware, customizado pelos fabricantes especialmente a pedido da operadora.

Sim, é isso mesmo que você leu. Quem comprava um celular na Vivo, recebia um aparelho que possuia o hardware do Bluetooth, mas a funcionalidade vinha desabilitada. Por que? Simplesmente, porque a operadora acreditava que com isso poderia aumentar a venda de ringtones e joguinhos (em Java) comercializados no seu portal WAP.

Outro exemplo clássico e marcante aconteceu com a funcionalidade Push To Talk. Celulares como o Nokia E71, normalmente já deveriam sair de fábrica com o aplicativo de comunicação via rádio (similar ao Nextel) pré-instalado. O recurso funcionava via internet com serviços de terceiros, ou seja, sem nenhuma possibilidade de tarifação da operadora. Com isso, a Vivo simplesmente removeu essa função do firmware. É verdade que nesse caso, o usuário poderia baixar o aplicativo em um site estrangeiro da Nokia. Mas 0,000001% dos usuários sabiam disso. (Nessa época ainda não existia a Nokia Store).

Voltando a pauta do post, identificamos indícios que podem indicar que a Vivo estaria praticando ações questionáveis para fazer com que o WhatsApp nao funcionasse ou entregasse as mensagens com atraso. A explicação pra isso seria claramente para não prejudicar a receita vinda dos SMS. Mas que evidências são essas? Vamos lá!



Que é isso Vivo, que é isso?
As informações constam na página de download do WhatsApp para celulares S40. Vários estudos mostram que o público que utiliza celulares mais simples são os que mais enviam SMS, sendo assim os maiores geradores de receita deste serviço.

Coincidencia ou não, justamente esse público não pode contar com o WhatsApp em seu aparelho (a não ser que troque de operadora, já que a Vivo é a única operadora brasileira que não é suportada pelos serviço).

A situação se agravou mais recentemente com o lançamento dos aparelhos Lumia. O usuário @rickaoi está sofrendo com o WhatsApp em seu Lumia 800. As mensagens não são entregues ou demoram bastante pra chegar. A operadora nega qualquer tipo de boicote, mas em outras redes o WhatsApp funciona normalmente.

No review do WhatsApp pra Windows Phone, é possível encontrar diversos usuários reclamando do mesmo problema.



 Infelizmente eles não informaram qual operadora estão utilizando, mas adivinha em quem eu apostaria?

A propósito, minha namorada usa o WhatsApp no seu Lumia 800 (seja em 3G ou Wifi) e nunca teve problemas como estes que estão sendo relatados.

Continuaremos acompanhando essa história de perto, e voltamos assim que tivermos novidades, lembrando que nas outras plataformas o WhatsApp parece funcionar normalmente com a Vivo (pelo menos até então não há nenhuma reclamação quanto a isso).

Via Faixamobi

0 comentários:

Postar um comentário