Soul Geek

18 de mai. de 2012

[Entrevista] Paulo Menezes, do Blog Papel Higiênico, fala sobre o uso de telas grandes em smarts no dia-a-dia e quebra mitos sobre o tema


Há alguns dias atrás eu dei uma entrevista para o Apple OS do meu amigo Kako Holder, hoje estou colocando esse bate-papo no Blog.


"É comum hoje em dia, com tantos aparelhos com telas “gigantes” no mercado, usuários e consumidores ficarem em dúvida sobre a compra de determinado produto que possua um tamanho de tela como o do iPhone, já que os concorrentes, especialmente os que rodam o sistema operacional Android, possuem uma tela que beira ao termo monstruosa por alguns. Muitos se perdem ao ver comentários do tipo “o tamanho ideal de  tela um smartphone é….“, que fica cada vez mais comum em sites especializados sobre tecnologia gerando confusão e até mesmo intrigas desnecessárias.

Para ajudar a entender sobre o tema Tamanho de Tela maior que 4 polegadas é uma evolução ou exagero, convidei um amigo e também blogueiro Paulo Menezes, autor do site Blog Papel Higiênico, para uma rápida entrevista. Ele é usuário de diversos aparelhos, entre Smartphones à Tablets, bastante diferentes, seja em tamanho de tela, resolução e sistema operacional. A entrevista não aborda pontos como se é possível ou não usar dispositivos com tela monstruosa – pois isso é relativo -, nem tampouco qual é o melhor aparelho ou sistema operacional. Porém ela tenta explicar de uma forma rápida e direta a opinião de quem usa dispositivos tanto com telas gigantes como de telas como do iPhone no seu dia-a-dia.

Foto do Paulo Menezes (para assustar a todos) com o iPhone 4S, Nokia Lumia 800, HTC Ultimate e Samsung Galaxy Nexus além do Macbook White
Blog: Assim como eu, você é entusiasta de tecnologia. Atualmente, quantos smartphones você possui e quais as diferenças entre eles?
Paulo Menezes: Sim, tudo começou através deste interesse por tecnologia que vem desde mais novo e se concretizou com o Termino do meu Bacharel em Ciência da Computação, mas respondendo sua pergunta, hoje tenho em mãos 5 (cinco) aparelhos; iPhone 4S 16GB, Nokia N8-00 16GB+16GB(SD), Nokia Lumia 800 16GB, HTC Ultimate 16Gb e o Galaxy Nexus 16GB.
Bem falar sobre a diferença entre esses aparelhos seria um pouco cansativo, então vou falar das diferenças visíveis entre eles, vamos lá;
Nokia N8-00 – Câmera de 12MP, Nokia Maps;
Nokia Lumia 800 – Windows Phone Nokia Drive;
Apple iPhone 4S – Siri e os apps;
HTC Ultimate – Tamanho da tela e Processador;
Samsung Galaxy Nexus – Beleza e o Android 4.0;
Blog:Com vários aparelhos em mãos, geralmente você sente dificuldade em usar algum ou se adaptar?
Paulo Menezes: Para lhe falar a verdade com 5 aparelhos na mão fica impossível de se adaptar, por isso hoje uso 3 em tempo integral e 2 em hold, pois hoje estou morando em Recife e já me mudei 4 vezes em 2011/2012, então uso cada um com DDD diferentes (24/21/81).
Blog:Para você, naquilo que você usa, existe diferenças no uso do dia-a-dia entre aparelhos de telas com tamanhos diferentes? Se tiver, fale-me sobre estas diferenças.
Paulo Menezes: Uma das grandes dificuldades que eu sempre tive com o uso dos smartphones foi a digitação, mesmo quando eu usava o teclado T9 e quando passei para o Teclado físico Qwerty do BlackBerry.
Hoje com esses aparelhos com as telas razoavelmente grandes, os teclados Qwerty deixaram de ser físicos, mas a minha dificuldade de escrever sem errar as “letras” continuaram (risos), no meu dia-a-dia uso bastante os smartphones para ler e enviar e-mails e com as telas de 4,65”do Galaxy Nexus e 4,7” do HTC Ultimate (ao meu ver o melhor aparelho para mandar e-mail), me sinto completamente confortável para o uso dia-a-dia.
Blog: Você acredita que tenha um tamanho de tela ideal para os smartphones? E a resolução da tela, influência na experiência no uso comum?
Paulo Menezes: Sim, sim, acredito que os smartphones não deveriam ultrapassar 5”, apesar do Samsung Galaxy Note ter mais. Se passar disso, vira um Tablet.
Influencia sim e bastante, mas não para o uso comum, não precisamos de uma tela grande com grande resolução para acessar e-mails e rede social. Isso é vaidade!
Blog: Eu soube que você vive mudando de telefone no decorrer dos dias e a medida que você sente necessidade. Mas existe algum aparelho que você não deixa de usar em hipótese alguma dos que estão contigo hoje?
Paulo Menezes: Bem isto é a mais pura verdade, um vício que não consigo deixar de lado, antes isso do que DROGAS (não use drogas, leitores), pronto já fiz a minha parte SOCIAL (risos), então, um aparelho que não abro mão hoje é o Nokia N8-00 sou muito ligado nele e alguns amigos até brigam comigo por isso!
Mas quem sabe quando chegar o Nokia Pure View 808…
Blog: Você compraria ou tem vontade de ter aparelhos com telas maiores que o seu Galaxy Nexus? Se tem, porquê?
Paulo Menezes: Hoje já possuo um aparelho maior do que o Nexus, o HTC mas a diferença é mínima e quase imperceptível. Eu bem peguei o HTC (4,7”) primeiro, o Galaxy Nexus (4,65”)comprei quando fui pra China e como disse antes diferença quase imperceptível.
Ah, eu até agora não compraria não.
Blog: Você concorda que “após experimentar um dispositivo com tela grande, você jamais consegue se adaptar a um modelo com tela menor”?
Paulo Menezes: Tenho que discordar com esta pergunta e eu diria que isso é um bom sinal pra mim, pois como sabemos no passado a “moda” era quanto menor melhor e depois a situação se inverteu, vai que a “moda” vira novamente.
Eu particularmente não sinto diferença em usar um aparelho de tela grande e depois um de tela menor.
Blog:Com base na sua experiência diária de uso, o iPhone precisa aumentar sua tela ou sua resolução? Ou você acha que o aparelho já está bom e a Apple não precisa modifica-lo nestes pontos?
Paulo Menezes: Com base na minha experiência de uso, acredito que o tamanho do aparelho iPhone 4S é ideal, mas a tela poderia aumentar um pouco, se você olhar para o aparelho pode ver que existe a possibilidade de “crescer” ai algumas polegadas da tela, poderíamos chegar a parte superior até a altura da caixa de som (ouvido) e retirar o botão aumentando a tela para baixo e criando um botão (Home) Touch, essas seriam minhas alterações pessoais no iPhone.
iPhone 4S, Nokia Lumia 800, HTC Ultimate e Galaxy Nexus. Aparelhos com telas bem diferentes e resoluções
Se você tem algum relato sobre o tema, que agregue conhecimento sobre ele, fique a vontade para contar nos comentários a baixo.

Para seguir o Paulo Menezes no Twitter basta clicar aqui."


1 comentários:

Aknaton disse...

Buenas noites!Eu concordo com o Paulo Menezes,O tamanho da tela ajuda mas não e´fundamental!O tamanho da tela é diretamente proporcional a sua necessidade de uso do smart e inversamente proporcional a facilidade no transporte!O mais importante é ter o aparelho certo para suas necessidades, seja profissional ou pessoal! E não deixar se levar pelo modismo!

Postar um comentário